Roberto Civita

Quem foi Roberto Civita

Roberto Civita (1936-2013)

Roberto Civita (1936-2013)

“Uma boa Educação é absolutamente indispensável para ensinar a pensar.”

Roberto Civita foi o responsável por levar adiante o legado de seu pai, Victor, em defesa da Educação. Além de ser um dos responsáveis por tornar sua empresa a maior editora do país, Civita dedicou mais de meio século de trajetória profissional à paixão de editar revistas e nunca se afastou da postura ética e do compromisso com o leitor.

Em 1990, assumiu a presidência da fundação mantida por sua família, pela Abril, pela Gerdau e por parceiros. Visionário, seguiu com o compromisso de investir na melhoria da Educação no Brasil e trabalhar por ela muito antes de o tema ganhar a importância atual.

Sob seu comando, a Fundação Victor Civita (FVC) expandiu sua atuação e passou a apoiar os educadores com iniciativas nos eixos de qualificação, valorização e investigação. GESTÃO ESCOLAR e NOVA ESCOLA são hoje as duas maiores revistas de Educação do Brasil. O site novaescola.org.br conta com mais de 1 milhão de visitantes únicos por mês. O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 consolidou-se como o mais tradicional no país, e a área de Estudos e Pesquisas já patrocinou 15 investigações sobre questões fundamentais para o avanço da qualidade da Educação.

Doutor Roberto, como era conhecido, acompanhava de perto todas essas iniciativas, e o reconhecimento da vital importância do trabalho do professor era uma constante em suas ações. Como destacou na primeira edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, em 1998: “Essa é uma contribuição ao fundamental processo de identificar e valorizar professores que são exemplo e cujo trabalho merece e precisa ser conhecido, ampliado e reproduzido”.

Para mais detalhes sobre a história da Fundação Victor Civita, veja nossa linha do tempo clicando aqui.