Página inicial >> Políticas Públicas

O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola

Pesquisa desenvolvida pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) revela as expectativas e os conflitos dos estudantes no Ensino Médio

Autoria: Fundação Victor Civita | 2012

Em 2011, somente 51,6% dos jovens entre 15 e 17 anos estavam matriculados no Ensino Médio, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Os dados demonstram que, apesar da expansão do número de vagas a partir dos anos 1970, foram utilizados poucos recursos materiais e humanos capazes de atrair ou reter os estudantes na escola.

Para aprofundar os conhecimentos sobre eles - entendendo quais são suas percepções e atitudes sobre esse nível de ensino e como tais percepções influenciam, ou não, na trajetória educacional que seguiram - o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) realizou uma pesquisa com o apoio da Fundação Victor Civita (FVC), em parceria com o Banco Itaú BBA e a Fundação Telefônica Vivo. O levantamento, feito em 2012, envolveu jovens de 15 a 19 anos, que cursam ou cursaram o Ensino Médio por pelo menos seis meses, oriundos dos setores censitários 40% mais pobres de São Paulo e do Recife.

A pesquisa mostrou que os jovens não veem sentido em muitos dos conteúdos ensinados em sala e reclamam que os professores não usam a tecnologia durante as aulas. Outras questões levantadas são a falta de correspondência entre a realidade da escola e a vivida por esses adolescentes fora do ambiente educacional - em razão das intensas mudanças ocorridas na família, na cultura e nos meios de comunicação - e a ausência de consenso sobre os principais objetivos do Ensino Médio, se ele deve formar para o ingresso na universidade ou para o mercado de trabalho. A pesquisa foi coordenada por Haroldo da Gama Torres.

 


Parceria

Fundação TelefonicaItaú BBA

 

Acesso à pesquisa
O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola

Edição Especial

O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola

PDF | HTML

 

Documentos

Apresentação

PDF

 

Relatório final

PDF

 

A pesquisa na mídia

Falta de tecnologia afasta estudante do ensino médio - 06/2013

Falta de tecnologia afasta estudante do ensino médio - 06/2013

Falta de tecnologia afasta estudante do ensino médio - 06/2013

O que os jovens (entre 15 e 19 anos) de baixa renda pensam da escola - 06/2013

Estudo: alunos não acham aulas úteis e reclamam de falta de tecnologia - 06/2013

Estudo: alunos não acham aulas úteis e reclamam de falta de tecnologia - 06/2013

Para jovens, currículo do Ensino Médio é fragmentado - 06/2013

Fundação lista 7 caminhos para dar sentido ao ensino médio no País - 06/2013

O que os jovens (entre 15 e 19 anos) de baixa renda pensam da escola - 06/2013

Qualidade e quantidade - 06/2013

Pesquisa qualitativa - 06/2013

Estudo revela motivos para o desinteresse de estudantes pelo ensino médio - 06/2013

Fundação lista 7 caminhos para dar sentido ao ensino médio no País - 07/2013

Fundação lista 7 caminhos para dar sentido ao ensino médio no País - 07/2013

Estudo sobre os jovens e a Escola - 07/2013

Se a Educação tivesse torcida - 07/2013

Pesquisa da FVC mostra que escolas públicas não fazem uso de tecnologia e falta estrutura - 07/2013

Educação brasileira 123 - 08/2013

Modelo Reprovado - 09/2013

Lugar de jovem é na escola - 09/2013

O maior problema da Educação do Brasil - 10/2013

Favel@s se rendem à rede - 11/2013

Sinais de abandono - 11/2013

Sinais de abandono - 11/2013

Inovação para o Ensino Médio - 12/2013

Inovação para o Ensino Médio - 12/2013

Como desatar os nós da Educação - 12/2013

Fundação Victor Civita Fundação Victor Civita Grupo Abril

Fundação Victor Civita © 2016 – Todos os direitos reservados