Página inicial >> Gestão Escolar

O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições

Saiba quem são esses profissionais e o que pensam sobre a Educação brasileira

Autoria: Fundação Victor Civita | 2010

A Fundação Victor Civita realizou em 2010 e 2011 ampla pesquisa sobre os coordenadores pedagógicos brasileiros, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e o Ibope Inteligência. O estudo foi conduzido em duas fases e teve coordenação geral da professora Dra. Vera Placco. Já disponível, o resultado da primeira fase - quantitativa - traz informações preciosas sobre quem são e o que pensam os profissionais que estão à frente da coordenação das escolas de todo o país. A segunda fase - qualitativa - teve como objetivo identificar e analisar os processos de coordenação pedagógica em curso em escolas de diferentes regiões brasileiras, de modo a ampliar o conhecimento sobre a função e identificar potencialidades e limitações. Com isso, a intenção da FVC é subsidiar políticas públicas de formação docente e organização dos sistemas escolares. Confira os resultados já publicados e leia a edição especial produzida pela equipe da revista GESTÃO ESCOLAR sobre o tema.

 


Parceria

SER Sistema
de Ensino Instituto Unibanco Itaú BBA

 

Acesso à pesquisa
O coordenador pedagógico (CP) e a formação de professores: intenções, tensões e contradições

Edição Especial

Os caminhos da coordenação pedagógica e da formação de professores

PDF | Zip| HTML

 

Documentos

Apresentação dos resultados fase 1

PDF | Zip

 

Relatório quantitativo

PDF | Zip

 

Questionários

PDF | Zip

 

Apresentação dos resultados fase 2

PDF | Zip

 

Relatório qualitativo

PDF | Zip

 

Questionários

PDF | Zip

 

Quadro de atribuições pela legislação, por região

PDF | Zip

 

Artigo Acadêmico

PDF | HTML

 

Fundação Victor Civita

Fundação Victor Civita © 2014 - Todos os direitos reservados