Página inicial >> Gestão Escolar

Dimensões da Gestão Escolar e suas competências

O estudo descreve os principais desafios da gestão escolar e orienta governos e profissionais interessados em ocupar o cargo de diretor a estabelecer padrões de competência que auxiliam o planejamento e a avaliação das ações implementadas na escola

Autoria: Vários autores | 2009

 

Diante dos desafios da gestão escolar e da necessidade da melhoria da qualidade de ensino, a Fundação Lemann, em parceria com a Universidade Positivo e o CEDHAP (Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado), desenvolveu um programa de credenciamento de profissionais da Educação para o exercício da função de diretor, colocado à disposição de sistemas e redes de ensino de todo o país. O objetivo é orientar a escolha dos diretores em diversas regiões do Brasil e estimular que esses profissionais se insiram em uma cultura de desenvolvimento contínuo das competências adequadas ao exercício da gestão e da liderança na escola. 

Além de apontar quais são as competências fundamentais e os desafios para o exercício da gestão escolar - que envolve a gestão dos resultados, da equipe, administrativa, pedagógica e da cultura organizacional da escola -, o estudo descreve os diversos processos de escolha de diretores (seja pela realização de exames, indicações ou eleições junto à comunidade). O livro também apresenta diretrizes para o planejamento e o monitoramento das ações comandadas pelo diretor na escola.  

 

Fundação Victor Civita

Fundação Victor Civita © 2014 - Todos os direitos reservados