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Dúvidas frequentes

Veja abaixo uma seleção de perguntas recorrentes sobre o Prêmio Educador Nota 10. Se sua dúvida não estiver respondida abaixo envie um email para premio@fvc.org.br

Escolha o tipo de dúvida

Processo seletivo

1. Como é feito o processo de seleção dos trabalhos?

Logo após o início das inscrições, os trabalhos inscritos são encaminhados para o selecionador da área correspondente. Em alguns casos ele entra em contato com o inscrito para tirar dúvidas sobre o trabalho e a sua execução. Veja mais detalhes em como funciona o processo.

2. Há uma devolutiva para os trabalhos inscritos?

Devido ao grande número de inscrições é inviável mandar uma devolutiva para cada pessoa. Mas, ao final do processo seletivo de cada edição do prêmio, os selecionadores fazem uma análise geral dos trabalhos recebidos em cada área para identificar os principais problemas didáticos enfrentados pelos professores e escrever um artigo. Esse artigo é publicado no site do Prêmio e de Nova Escola.

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Quem pode participar

1. Sou professor(a) de AEE  e desenvolvi um trabalho em parceria com o(a) professor(a) da turma, posso inscrever meu trabalho?

Neste caso a inscrição deverá ser feita em nome da professora regular da turma e no relato, ela deverá citar seu nome e participação no trabalho.

2. Sou estudante de pedagogia, posso me inscrever no Prêmio Educador Nota 10?

Não. Apenas professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais com nível superior completo podem inscrever-se no Prêmio.

3. Trabalhos desenvolvidos com Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem ser inscritos?

Sim. Para os professores, os trabalhos devem obrigatoriamente ser desenvolvidos no Ensino Fundamental I ou II. Já os gestores, além do Ensino Fundamental I e/ou II, também podem inscrever trabalhos desenvolvidos com EJA no Ensino Médio.

4. Trabalhos desenvolvidos junto a professores do Ensino Médio podem ser inscritos?

Somente gestores podem inscrever trabalhos desenvolvidos no Ensino Médio.

5. Professores e gestores da rede particular de ensino podem se inscrever no Prêmio Educador Nota 10?

Sim, não há qualquer objeção, desde que ele atenda às regras e normas do regulamento.

6. Trabalhos desenvolvidos fora de salas/escolas de ensino regular podem ser inscritos?

Não, só são aceitas inscrições onde as experiências sejam desenvolvidas em salas/escolas de ensino regular.

7. Trabalhos desenvolvidos com turmas de Correção de Fluxo podem ser inscritos?

Sim, desde que a turma faça parte de sala de aula regular.

8. Sou professor/gestor em um Centro de Educação Profissional, posso me inscrever?

Não, só são aceitas inscrições de experiências desenvolvidas em salas/escolas de ensino de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e/ou Ensino Fundamental II do ensino regular, além de Ensino Médio no caso de gestores.

9. Trabalhos voltados para o ensino religioso poderão ser inscritos no Prêmio Educador Nota 10?

Só são aceitas inscrições cujos projetos sejam desenvolvidos nas seguintes áreas e disciplinas:

  • Ensino Infantil
  • Ensino Fundamental I e/ou II:
    • Alfabetização
    • Língua Portuguesa
    • Educação Física
    • História
    • Artes
    • Língua Estrangeira
    • Ciências
    • Matemática
    • Geografia
  • Gestores
    • Além das áreas e disciplinas acima, também são aceitos trabalhos desenvolvidos no Ensino Médio.

10. Sou professor(a) de escola especial, posso me inscrever?

Só são aceitas inscrições onde as experiências sejam desenvolvidas em salas/escolas de ensino regular. Você deve inscrever seu trabalho em uma das disciplinas.

11. Meu trabalho foi desenvolvido com foco em Informática, na lista de disciplinas não consta esta categoria. Posso me inscrever?

Você pode se inscrever desde que o seu trabalho tenha sido desenvolvido em sala de aula regular, ou seja, desde que faça parte da grade de aulas das disciplinas oficiais.

12. Um trabalho desenvolvido em sala regular, onde um (ou mais) aluno(s) possui Necessidades Educacionais Especiais (NEE) pode ser inscrito?

Sim, desde que o(s) aluno(s) com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) esteja(m) inserido(s) na turma e que o trabalho descreva as flexibilizações feitas para este(s) aluno(s).

13. Posso inscrever um trabalho desenvolvido em turma de tempo integral?

Sim, desde que o seu trabalho tenha sido desenvolvido em sala de aula regular, ou seja, desde que faça parte da grade de aulas, em uma das seguintes disciplinas:

  • Ensino Infantil
  • Ensino Fundamental I e/ou II:
    • Alfabetização
    • Língua Portuguesa
    • Educação Física
    • História
    • Artes
    • Língua Estrangeira
    • Ciências
    • Matemática
    • Geografia
  • Gestores
    • Além das áreas e disciplinas acima, também são aceitos trabalhos desenvolvidos no Ensino Médio.

14. Sou professor(a) habilitado(a) em Necessidades Educacionais Especiais (NEE), que atua em Sala de Recursos. Faço parte da educação inclusiva, posso participar do prêmio Educador Nota 10?

Sim, desde que o trabalho tenha sido realizado em parceria com o professor titular da sala regular em uma das áreas/disciplinas:

  • Ensino Infantil
  • Ensino Fundamental I e/ou II:
    • Alfabetização
    • Língua Portuguesa
    • Educação Física
    • História
    • Artes
    • Língua Estrangeira
    • Ciências
    • Matemática
    • Geografia

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Inscrições

1. Que tipo de trabalho posso inscrever?

Você pode inscrever experiências escolares que tenham sido realizadas no ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016. No entanto, para ser inscrito, o trabalho deve estar concluído e ter sido avaliado, e cada participante só poderá se inscrever uma vez. Leia com atenção o regulamento para não cometer erros na sua inscrição.

2. Como fazer o relato do meu trabalho? Existe algum modelo?

No item 5 do regulamento você encontra algumas recomendações para redigir seu relato. Queremos conhecer o trabalho que você desenvolveu. Envie um relato detalhado da experiência. Você deve considerar:

Professor:

  • Justificativa (motivos para a realização do trabalho);
  • Objetivos (o que o professor queria que os alunos aprendessem);
  • Conteúdos Curriculares (os conteúdos desenvolvidos para atingir os objetivos);
  •  Metodologia (o passo a passo de como o projeto foi desenvolvido);
  • Adequação das propostas caso haja alunos com necessidades educacionais especiais na classe (com a descrição das Necessidades Educativas Especiais – NEEs, de como o trabalho foi adequado e a articulação com o Atendimento Educacional Especializado – AEE);
  • Avaliação do processo de aprendizagem dos alunos e do trabalho pedagógico do professor; e
  • Autoavaliação (assiduidade, compromisso profissional e investimento em autoformação).
  • Não devem ser enviados outros materiais (fotos, vídeos etc.), além do relato acima descrito.

Gestor (diretor, coordenador pedagógico e orientador educacional):

  • Justificativa (motivos para a realização do projeto, breve histórico da escola, contexto em que está inserida, perfil da comunidade atendida);
  • Objetivos (em ordem de importância – do geral para o específico – os avanços buscados pela equipe escolar e os objetivos para cada um dos atores envolvidos: diretor, coordenador pedagógico, professores, alunos, pais e outros);
  • Conteúdos Curriculares (os principais conteúdos trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos);
  • Metodologia (o passo a passo das ações propostas, recursos humanos e materiais utilizados e a articulação entre elas);
  • Avaliação (o impacto na aprendizagem dos alunos e a descrição dos instrumentos utilizados para o acompanhamento dos progressos; o trabalho pedagógico da equipe escolar e o desempenho de cada ator e o que poderia ser aperfeiçoado).
  • Autoavaliação (assiduidade, compromisso profissional e investimento em autoformação).
  • Não devem ser enviados outros materiais (fotos, vídeos etc.), além do relato acima descrito.

3. Preciso colocar referências bibliográficas no meu relato?

Sim, caso você tenha colocado citações.

4. Como devo formatar meu trabalho?

Seu trabalho deve ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12 (doze), espaço simples, em no máximo 6 (seis) páginas com numeração, conter nome completo do educador e título do trabalho no cabeçalho, e deverá ser encaminhado em formato .doc, .docx ou .pdf.

5. Como fazer o relato de um trabalho desenvolvido com a participação de crianças com NEE? Existe algum modelo?

Resp: Você deve relatar como foi feita a inclusão deste aluno na turma (flexibilizações de tempo, materiais, atividades, etc.) e como foi a aprendizagem de todos.

6. Como substituir um trabalho anexado em uma inscrição que ainda não foi finalizada?

Basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse www.educadornota10.org.br, na página principal clique em Inscreva-se.
  • Na página de inscrições, selecione já sou cadastrado/quero finalizar a minha inscrição. Informe o login e senha já digitados por você no 1º acesso.
  • Você será direcionado(a) para o passo 5 – envio do trabalho. Neste passo, clique em escolher arquivo, selecione o arquivo que você quer enviar e clique em abrir, assim, o arquivo anterior será substituído pelo novo.
  • Após os comandos acima você ainda estará no passo 5, clique em enviar trabalho. Você passará para o passo 6.
  • No passo 6 – revisão dos dados, basta clicar em finalizar.
  • Sua inscrição estará concluída e será enviado para o e-mail cadastrado uma confirmação de realização de inscrição.

7. Como sei se a minha inscrição foi finalizada e meu trabalho anexado?

Ao finalizar a sua inscrição você recebe um e-mail de Inscrição Finalizada. Caso não receba este e-mail, entre em contato com premio@fvc.org.br que verificamos o status da sua inscrição.

8. Como fico sabendo qual o período de inscrições?

No site www.educadornota10.org.br você fica sabendo sobre o período de inscrições. Além disso, você também pode acessar a página da Fundação Victor Civita no Facebook.

9. Quero cancelar minha inscrição. Como devo proceder?

Basta enviar um e-mail para premio@fvc.org.br com seu nome e número de inscrição que faremos o cancelamento para você.

10. Estou tendo dificuldades em avançar minha inscrição para o passo seguinte. O que devo fazer?

Verifique se todos os campos obrigatórios estão preenchidos. A falta de preenchimento de um campo obrigatório não permite que você avance em sua inscrição. Caso o problema persista, envie um e-mail para premio@fvc.org.br , informando seu nome completo e o passo em que parou.

11. Não consigo visualizar o trabalho anexado. O que fazer?

Resp: Se você finalizou a sua inscrição, não conseguirá visualizar o arquivo enviado pois ele já estará salvo em nosso banco de dados. Se você não finalizou a sua inscrição, basta seguir os passos abaixo:

  • No passo 5 – envio do trabalho, clique em escolher arquivo, selecione o arquivo que vc quer enviar e clique em abrir
  • Após os comandos acima você ainda estará no passo 5, clique em enviar trabalho. Você passará para o passo 6
  • No passo 6 – revisão dos dados, basta clicar em visualizar trabalho cadastrado. O sistema fará o download do arquivo que você havia salvo. Basta abri-lo e verificar se é o arquivo correto.

12. Desenvolvi meu trabalho em parceria com outro professor. Posso fazer a inscrição em nome dos dois? Como devo fazer a inscrição?

A inscrição deverá ser feita no nome do professor regular da turma e no relato o professor deverá citar a parceria.

13. Desenvolvi um trabalho no contraturno. Posso me inscrever?

Se a escola for de período integral ou se parte do projeto foi desenvolvido no período regular, você pode inscrever-se.

14. Preciso avisar a direção da minha escola que vou me inscrever no Prêmio Educador Nota 10?

É muito importante que a direção da escola seja informada de sua inscrição, pois se o selecionador tiver alguma dúvida sobre o seu relato e ligar na escola, todos saberão como proceder.

15. Posso substituir um trabalho já enviado?

Não, uma vez finalizada a inscrição e enviado o trabalho, não é possível substituí-lo.

16. Posso inscrever mais de um trabalho?

Não. Só aceitamos uma inscrição por CPF.

17. Tenho dois trabalhos com temas diferentes, posso inscrever os dois?

Não. Só aceitamos uma inscrição por CPF. Neste caso, você deverá analisar qual o melhor trabalho para inscrever.

18. Posso inscrever um trabalho desenvolvido em qualquer época/período?

Não, só são aceitas inscrições cujos projetos ou sequências didáticas tenham sido realizadas no ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016. No entanto, para ser inscrito o trabalho deve estar concluído e ter sido avaliado, e cada participante só poderá se inscrever apenas uma vez. Leia com atenção o regulamento para não cometer erros na sua inscrição.

19. Esqueci meu login e senha de acesso, como devo proceder?

Ao gerar seu login e senha de acesso ao site de inscrições você recebe um e-mail com estas informações. Caso não o receba, basta enviar um e-mail para premio@fvc.org.br que lhe retornaremos com o login e senha novamente.

20. Ao finalizar a inscrição o participante recebe algum tipo de comunicado?

Sim, você recebe um e-mail de confirmação. Caso não receba este e-mail, entre em contato com premio@fvc.org.br informando seu nome completo.

21. Ao fazer minha inscrição, informei algum dado incorretamente (nome da escola, ano do trabalho, nome do trabalho etc). O que devo fazer?

Basta enviar um e-mail para premio@fvc.org.br informando seu nome, o número da sua inscrição e o dado que deve ser corrigido.

22. Não recebi o e-mail de confirmação/finalização de inscrição. Como devo proceder?

Basta enviar um e-mail para premio@fvc.org.br informando seu nome para confirmar a sua inscrição.

23. Estou com dificuldade em acessar o site e/ou finalizar a minha inscrição. Como devo proceder?

Basta enviar um e-mail para premio@fvc.org.br informando qual a dificuldade que entramos em contato com você.

24. Enviei o trabalho sem a numeração de páginas. Posso substituí-lo?

Não. Uma vez finalizada a sua inscrição, não é possível substituir o trabalho enviado.

25. Estou com dificuldade em inserir/enviar meu trabalho. Como proceder?

Seu trabalho deve ser redigido nas extensões .doc ou .pdf e ter no máximo 100kb. Verifique se seu arquivo atende a essas especificações. Caso contrário, envie um e-mail para premio@fvc.org.br informando o erro.

26. Meu trabalho tem mais de 6 (seis) páginas, número limite imposto pelo regulamento, o que devo fazer?

Você deve revisar seu trabalho e adequar ao número de páginas exigido no regulamento. Lembre-se: trabalhos com mais de 6 (seis) páginas são desclassificados.

27. Estou com dificuldades em redigir meu trabalho seguindo os itens do regulamento. Como proceder?

Na página de inscrições você encontra um formulário que lhe ajudará a fazer a redação de seu trabalho. Esse formulário já está com a numeração de páginas e nele você encontra explicações para cada tópico. Basta baixar o arquivo.

28. Finalizei a minha inscrição, devo enviar o material (vídeos, fotos, experiências com os professores, relatórios etc) como registro do meu trabalho?

Não, aguarde o contato do selecionador solicitando este material. Caso o envio do material seja feito sem solicitação, o trabalho será automaticamente desclassificado.

29. Desenvolvi um trabalho em uma escola e este ano estou em outra. Posso me inscrever? Em caso afirmativo, devo informar os dados de qual escola: a atual ou a antiga?

Você pode se inscrever sem problemas. No campo “instituição” você deverá informar os dados da escola onde o trabalho foi desenvolvido.

30. Estou de licença da minha escola, isso invalida a minha inscrição no prêmio?

Se o seu trabalho foi desenvolvido (e pode ser comprovado) no ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016, estar afastado(a) não invalida a inscrição.

31. Posso inscrever um trabalho que já enviei em anos anteriores com as devidas melhorias e correções? E se o projeto ficou entre os finalistas?

Sim, desde que o trabalho (com as modificações) tenha sido realizado no ano letivo de 2015 ou no 1º semestre de 2016. No entanto, para ser inscrito o trabalho deve estar concluído e ter sido avaliado, e não tenha ficado entre os vencedores.

32. Posso inscrever um trabalho que foi publicado em outra revista ou ganhador de outro prêmio?

Sim, ter um trabalho publicado em outra revista e/ou vencedor de outro prêmio na área da educação não impede que você se inscreva no Prêmio Educador Nota 10, desde que ele atenda às regras e normas do regulamento.

33. Sou professor(a) em uma escola e também presto serviço (contratado para isso) de reestruturação educacional da instituição, tanto na parte pedagógica como administrativa. Quero saber como devo me inscrever: gestor ou professor?

Depende do trabalho que você pretende apresentar. Trabalhos desenvolvidos como orientador educacional, coordenador pedagógico ou diretor escolar devem ser inscritos na área de gestão escolar (Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).

34. Estou fazendo a minha inscrição como Gestor e existe um campo que pede para informar o número de alunos envolvidos. Como meu trabalho é voltado para professores, o que devo colocar?

Neste campo você deverá informar o número total de alunos que foram impactados neste trabalho e com os quais os professores trabalham.

35. Trabalhos desenvolvidos por uma Secretaria Municipal ou Estadual de Educação podem ser inscritos como Gestor?

Não, o trabalho só poderá ser inscrito se foi desenvolvido em escolas de ensino regular.

 

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Envio do material

1. Qual material os selecionadores solicitam como comprovação do trabalho? O que posso enviar?

Quando for solicitado pelo selecionador você pode enviar: vídeos, fotos, produções de alunos, relatórios de sala de aula. Todos os registros são importantes e ajudam a ilustrar o seu trabalho e sanar as dúvidas do selecionador.

2. O selecionador entrou em contato comigo e solicitou o envio do material para comprovar a experiência. Como devo enviá-lo?

O material (atividades dos alunos, fotos, vídeos etc), desde que solicitado pelo selecionador, pode ser enviado de duas maneiras: via sedex ou via e-mail. O selecionador dará todas as instruções e endereços (físico e eletrônico).
Importante: Não envie o material original, já que ele não será devolvido.

3. O selecionador solicitou que eu enviasse o material para comprovar a experiência, isto quer dizer que estou entre os finalistas e/ou vencedores?

Não. A solicitação do material é feita apenas para que o selecionador possa conhecer melhor o seu trabalho e o impacto na aprendizagem dos alunos.

4. Minha escola não permite que eu tire fotos dos alunos. Isso pode me prejudicar?

De maneira nenhuma. A comprovação dos trabalhos não é feita somente através de fotos e vídeos. Você pode enviar somente as atividades desenvolvidas em sala de aula e as produções.

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Divulgação dos finalistas e vencedores

1. Quando e onde são divulgados os finalistas e vencedores?

A divulgação dos 50 finalistas e dos 10 vencedores será feita entre os dias 25 de julho e 03 de agosto de 2016, no site do prêmio - www.educadornota10.org.br - e na rede social da Fundação Victor Civita.

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