CONSELHEIROS

Veja quem faz parte do Conselho Curador

Victor Civita Neto
Victor Civita Neto
Presidente do conselho

Membro do Conselho de Administração da Abril S/A e da Abril Educação, é formado em Ciências Políticas pela Columbia University. Entrou no Grupo Abril em 1990 para trabalhar como diretor de programação e produção na MTV. Assumiu a Direção Geral da Abril Digital para definir e desenvolver as plataformas digitais do Grupo e em 2010 assumiu a posição de Vice-Presidente de Internet e Iniciativas Digitais.

Giancarlo Civita
Giancarlo Civita

Ingressou na Abril em 1982 como trainee na Gráfica. Foi, a partir de 1990, sucessivamente, diretor de programação da TVA, Diretor Geral da MTV, Vice-Presidente da Unidade Temática, Vice-Presidente da Divisão de Entretenimento e Vice-Presidente da Unidade Jovem. Em fevereiro de 2003, afastou-se da rotina executiva do Grupo para assumir a Vice-Presidência do Conselho de Administração da Abril e, paralelamente, montar sua própria empresa. Em 2006, regressou às atividades da Abril e tornou-se Vice-Presidente Executivo. Em março de 2007, assumiu a Presidência Executiva do Grupo Abril e em setembro de 2011 passou a atuar como Vice-Chairman da Abrilpar, cargo que ocupa até hoje. É formado em Comunicação Social pela ESPM com pós-graduação em Administração pela Harvard Business School.

Roberta Anamaria Civita
Roberta Anamaria Civita
Vice-presidente do conselho

Formada em Psicologia pela Brown University, nos Estados Unidos, está fortemente engajada em iniciativas para a melhoria da Educação no país.

Alia Carol Civita
Alia Carol Civita

Ativista na filantropia e comprometida com o fortalecimento do Terceiro Setor no Brasil, atua em vários conselhos e comissões para organizações sem fins lucrativos nas áreas de saúde, Educação e empreendedorismo, como Instituto Azzi, Fundação Rubem Cunha, Instituto Avon e outras organizações não governamentais fora do Brasil. É formada em Filosofia pela PUC-SP e em Comunicação Social pela ESPM.

Jorge Gerdau Johannpeter
Jorge Gerdau Johannpeter

É presidente do Conselho de Administração da Gerdau. Em 1983, ano em que assumiu o cargo de diretor-presidente da empresa, o aço Gerdau era produzido em seis usinas, com uma capacidade instalada total de cerca de 3 milhões de toneladas de aço. Sob sua liderança, a Companhia tornou-se uma empresa internacional. Hoje, a Gerdau possui presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, na Europa e na Ásia, as quais somam uma capacidade instalada anual superior a 25 milhões de toneladas de aço. É a maior recicladora da América Latina e transforma, por ano, milhões de toneladas de sucata em aço. Foi coordenador da Ação Empresarial e participa do Conselho do Movimento Brasil Competitivo (MBC), uma das mais ativas organizações para a busca da execução de reformas estruturais necessárias para o crescimento brasileiro. Nas áreas de Educação e cultura, preside a Fundação Iberê Camargo, o Conselho da Fundação Bienal do Mercosul e integra o Conselho da Fundação Bienal de São Paulo.

Beatriz Gerdau Johannpeter
Beatriz Gerdau Johannpeter

Vice-Presidente do Conselho e membro do Comitê Executivo do Instituto Gerdau.
Tem capacitação em Investimento Social pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e em Responsabilidade Social Corporativa pela Harvard Business School. É Presidente do Conselho de Governança do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), membro do Conselho de Governança do Movimento Todos Pela Educação e do Conselho da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, além de fundadora e membro do Conselho do Programa Geração Brasil Melhor (GBM). Na Governança da Família Gerdau Johannpeter, atua como conselheira desde a formação do Conselho Familiar, no qual exerceu papel de líder nos anos 2010 e 2011.

Claudio de Moura e Castro
Claudio de Moura Castro

Formado em Economia pela UFMG, mestre pela Universidade de Yale, iniciou o programa de doutorado em economia na Universidade da Califórnia em Berkeley, terminando na Universidade de Vanderbilt. Lecionou nos programas de mestrado da PUC/Rio, Fundação Getúlio Vargas, Universidade de Chicago, Universidade de Brasília, Universidade de Genebra e Universidade da Borgonha em Dijon. Foi Chefe da Divisão de Programas Sociais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Ao aposentar-se do BID em fins do ano 2001, assumiu a presidência do Conselho Consultivo da Faculdade Pitágoras, permanecendo até a metade do ano 2009. Atualmente é Assessor Especial da Presidência do Grupo Positivo. Autor de mais de trinta e cinco livros e mais de trezentos artigos científicos, é articulista da revista Veja.

Fábio Barbosa
Fábio Colletti Barbosa

Presidente da Abril S/A. desde o final de setembro de 2011. Iniciou sua carreira na Nestlé, envolvido com finanças e controladoria, e trabalhou por 7 anos no Citibank. Foi presidente do ABN Amro Real desde 1996 e, em 2008, com a aquisição do Banco Real pelo Santander, tornou-se presidente do Santander Brasil. Foi presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) de 2007 a 2011. É membro do Conselho da UN Foundation e membro do Conselho do Instituto Empreender Endeavor (de estímulo ao empreendedorismo) e do Instituto Ayrton Senna. Recentemente, foi premiado como Líder para a Mudança Social, pela Fundação para Mudança Social, em parceria com a ONU.

Marcos Magalhães
Marcos Magalhães

É presidente do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), presidente do Conselho do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE) e membro do Conselho do Instituto Fernando Braudel de Economia Mundial. É também conselheiro da Abril Educação. Marcos foi presidente executivo da Philips Brasil e América Latina e em 2007 assumiu a Presidência do Conselho Consultivo da empresa, tendo concluído o seu mandato em abril de 2009. Graduado em engenheira eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduado em Telecomunicações em Eindhoven, na Holanda, foi professor de Teoria de Controle e Servomecanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Escola Politécnica (USP).